Chun Jie Hao!!!
O mundo chinês comemora hoje o Ano do Galo em uma das festas populares mais simbólicas e belas do mundo!
Durante estes dias de festa as ruas, lojas, casas e parques estão ornamentados com lanternas vermelhas, flores e fitas coloridas.
Uma coisa que me encanta é a tradição adotada por muitas famílias de colar na porta da casa um papel colorido com o caractere da “felicidade”.
Um detalhe interessante é que ele é colocado de cabeça pra baixo.
Isso porque o verbo “inverter” tem a mesma pronúncia que “chegar” e com esta forma de colocação, significaria algo como “a chegada da felicidade”.
Quando a pessoa chega na casa e lê o caractere invertido, fala: a felicidade está invertida que tem o mesmo som da frase “a felicidade chegou”.
Quanta simbologia, não?
E o galo, de onde vem?
Vem de uma lenda que diz que Buda, à beira da morte, chamou todos os animais ao seu encontro. Contudo, apenas 12 bichos compareceram: o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, o carneiro, o macaco, o galo, o cachorro e o porco (ou javali) . Como recompensa, cada um deles deu o nome a um ano lunar.
Para os chineses, o Ano-Novo só começa na segunda Lua Nova do ano.
É por isso que só agora que comemoram o ano novo por lá.
As "mães Diná" da China já têm feito diversas previsões temerárias sobre este ano, principalemente porque se interpreta o galo como uma ave de humor variável e de altos e baixos. Dentro disso, lá vão os espertinhos fazendo previsões de que a economia sofrerá sobressaltos e de que haverão conflitos entre China e Japão!
Em matéria de ano novo e previsões futurísticas, dá pra sentir que os orientais e ocidentas são gente da mesma espécie mesmo! Não muda muita coisa!!!
De qualquer forma, gostaria muito de estar lá hoje!
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home