quinta-feira, fevereiro 10, 2005

E o oscar vai para...

Quem se lembra dos joguinhos do msx, mais especificamente o olimpic games - aquele que a gente ficava apertando o botãozinho pra fazer o carinha correr?!
Era sensacional, não!?
É o tipo de influência de irmão mais velho que eu tenho guardada carinhosamente na minha memória.
Mas o que quero recordar, na verdade, é a trilha sonora do game - a inesquecível musiquinha do filme Carruagens de Fogo, lembra?
Quando eu tinha só dois anos de idade, Carruagens de Fogo foi o grande vencedor do Oscar de 1982, levando 5 prêmios (filme, roteiro original, figurino, edição e trilha sonora) e surpreendendo os favoritos ‘Num Lago Dourado’ e ‘Caçadores da Arca Perdida’.
O filme, baseado em fatos verídicos, se propõe a narrar a dicotomia entre os dois jovens corredores Harold Abrahams e Eric Lidell.
Harold é um judeu ambicioso, que tem o desejo de se tornar o melhor corredor do mundo.
Eric é um cristão, com vocação missionária, que sabia que era o melhor do mundo, mas que não queria mostrar ao mundo que era o mais veloz só pra se gloriar da sua velocidade. Ele queria apenas se utilizar de sua vitória para com isso dar glória a Deus.
O moço já tinha se apresentado para partir como missionário para a China, com sua noiva, mas decidiu postergar sua ida em prol de competir nos jogos olímpicos de Paris, em 1924.
A noiva, doida da vida, passou a pensar que ele estava se tornando muito superficial e começou a cobrar que eles partissem imediatamente para o campo.
É quando Eric, em uma dessas tardes frias nos campos escocêses, se vale de uma resposta que faz juz aos 5 oscars recebidos: “eu sei, Deus me fez pra China e é pra lá que eu vou. Mas ele também me fez veloz! E quando eu corro, eu sinto que Ele tem prazer. Quando eu corro, eu sinto a alegria de Deus em mim.”
Quando Eric é visto em Paris, não é um corredor que demonstra qualquer tipo de dor, pois, aquela não é uma corrida normal para ele.
Não, meus queridos, Eric trilha a pista olímpica em um momento devocional e existencial!!
Todos os outros competidores estão se arrebentando na pista, mas ele simplesmente passa triunfante por qualquer linha de chegada que vê pela frente.

É Isaías 40 tomando cores e som na nossa telinha!
Com lágrimas nos olhos, digo: que seja feita a Sua vontade Pai,
cumpra em mim a missão de ser o que sou...