quinta-feira, março 17, 2005

Subtrair para Somar

Sou, sim, uma grande representante da juventude de dúvidas e da indecisão no descobrimento. Caio, levanto, sofro, amo, grito, erro, tento entender, não sei muita coisa...
Carrego na mochila os sonhos e as causas, que adquirem o tamanho e a cor de cada momento.
Mas acho que entendi que mesmo que em tudo sejamos atribulados/perplexos, recebemos d´Ele o poder para não sermos angustiados/desanimados.
Hoje fiquei terrivelmente atribulada/perplexa diante de uma situação chata que aconteceu com uma pessoa muito amada por mim: a minha mãe. Nós estávamos indo estacionar na Lerroy Merlin, quando houve um desencontro de manobras e quase que um carro, que vinha atrás, bateu no nosso. Não é porque minha mãe estava dirigindo, mas realmente ninguém teve culpa na situação. Aliás, não houve nenhum acidente, apenas uma quase alguma coisa. Acontece que o cara e a sua namorada/esposa, sei lá, saíram do carro ofendendo a minha mãe com todas as intempéries mais indignas de serem ouvidas por qualquer ser!
Eu tenho um jeito meio “deixa-pra-lá” de ser, dificilmente tenho alguma reação neste tipo de ofensas baixas; mas minha mãezinha, ela é mesmo um pouco mais nervosa do que eu. Na situação, respondeu alguns insultos e tentou se defender como pode. E o cara, covarde, continuou gritando aquelas bobagens de gente descontrolada. Chegaram a nos seguir depois pela loja...pode uma coisa dessas? Eu, neste momento, quase que não me segurei! Fiquei muito nervosa pela minha mãe e por como ela se sentiu. Mas passou, eles se foram. É, as injustiças vez ou outra nos pegam pelo caminho.
Mas o legal é que mesmo as situações mais negras carregam em si uma luz de ensinamento e crescimento. Quando estávamos ali na loja, nervosas e chorando, um atendente da Lerroy veio até nós com toda a gentileza e camaradagem. O seu Sidney nos serviu água, nos ajudou a encontrar o que queríamos, nos consolou, nos distraiu com histórias de sua família e ainda foi vistoriar nosso carro quando o tal casal saia da loja! Foi um anjo para nós naquele momento, um verdadeiro gentleman.
É nas dificuldades dos dias, quando as coisas não saem tão justas como pensamos, que aprendemos a não andar mais rápido que os passos da Graça a nosso favor; nisto adquirindo paz e gentileza.
Olha, às vezes não é fácil: é terrivelmente desafiador...
Mas as coisas que deixamos ao esquecimento constroem realmente uma alma com sabedoria no carpe diem.
A ajuda do seu Sidney realmente me fez colher o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre.
E como diria o chinês Tao Te Ching: saberes podem ser somados, mas a sabedoria só é obtida por subtração.
Portanto, deixo os fulanos do carro com um -5 na contagem dos meus pontos de angústia/desânimo! E viva a Lerroy Merlin e os seus funcionários!!!