segunda-feira, abril 11, 2005

Meus dias de Quico

O Quico foi meu auto-retrato durante esta semana passada inteira. Meu dente siso foi retirado, mas não sem antes necessitar de muitos anestésicos, brocas, espátulas e pinças. O teimoso, que estava interno, demorou quase duas horas pra ser extraído - vejam só! Durante a cirurgia, comprovei que a dor psicológica pode mesmo ser mais terrível que a própria dor física.
Afinal, imaginar seu osso sendo perfurado por uma broca e sentir o cheiro de queimado, requer um equilíbrio de sentidos que eu realmente não tenho. A dor, mesmo inexistente fisicamente por causa da anestesia, se apresentava em proporções exponenciais no meu fértil devaneio sobre o que seria o real daquele momento. "Nossa, será que estes dentistas não são de alguma seita obscura masoquista que promove uma morte lenta e meticulosa em seus pacientes como oferenda a algum deus egípcio? Afinal, por quê demoram tanto na extração desse dente, meu Deus?", pensei ao ver a espátula que se mexia cuidadosamente e delicadamente de lá pra cá na minha cavidade bucal. Logo em seguida, a doutora Márcia, parecendo ler meus pensamentos, disse: "- Querida, a cirurgia demora, temos que tirar com cuidado para não causar problemas posteriores, ok? ". Fiz com a cabeça que sim. "É, talvez não sejam de uma seita macabra. Talvez eu é que precise imaginar que isto é coisa da matrix e que nada disso é realmente verdadeiro...que estou sonhando - não, tendo um pesadelo! Mas talvez exista uma razão maior pra que este dente não queira sair. Por favor, desisti de tirá-lo...abandonem ele ai, costurem minha gengiva e me deixem sair daqui!!", pensei quase surtando em desespero contido. "- Pronto, retiramos, Haline. Agora é só fazer a sutura", balbuciou a simpática, quase psicóloga, doutora Márcia; enquanto eu já estava tentando mesmo é alcançar o terceiro céu em pensamento.
Ufa, missão cumprida!
Algumas coisas que nos incomodam são mesmo mais difíceis de serem extraídas. Tão complicadas, que a gente acaba tento sempre a tentação de se acomodar e deixar daquele jeito mesmo. É que cortar o que nos faz mal, reeducar o corpo e transformar a mente nem sempre são tarefas agradáveis de serem realizadas - às vezes até doem na alma. E porque doem, nosso superficial instinto de proteção já relaciona a dor como algo ruim pra nós - o que nem sempre é.
Mas a Verdade às vezes dói, porque transforma.
De fato, a transformação não é nos tornarmos quem não somos, mas sim quem somos e não queremos ser, ainda que a rejeição seja inconsciente, ou mesmo fruto de ignorância. E a transformação se torna um caminho no qual a gente enxerga quem é e não aceitou ser - seja pelos condicionamentos familiares, seja pelas imposições dos homens, seja pelo que for...
O que fica claro é que a Verdade nunca vem como fórmula, pois nem Jesus ensinou a verdade. Ele é a Verdade. Portanto, conhecer a Verdade é ter uma revelação acerca de quem Ele é. E isto só é possível se os olhos se abrirem para vermos os olhos Dele.
Muitas vezes sofisticamos demais aquilo que é puramente simples.
A verdade não pode ser encontrada num laboratório, numa escola, ou em qualquer uma de minhas loucas reflexões.
Ela só é encontrada pelo Caminho.
E é por isso que eu vou…como Pedro e os demais foram...cheios de dúvidas, mentiras, vaidades, disputas, achismos diferentes, expectativas distintas, e muita tolice.
Sim, eles seguiram e tropeçaram...assim como eu e você.
Onde é que eu vejo que sou melhor ou pior do que eles?
Pedro seguiu andando…e mesmo depois de ter traído três vezes...traiu muitas outras vezes mais. Mas não dá pra negar que o cara conheceu a Verdade como Vida pelo Caminho.
E como diz o Caio, quem conhece a Verdade não consegue nem fazer discurso de persuasão sobre ela. Isso porque a verdadeira persuasão da verdade é a ação libertadora que ela provoca no ser, mesmo quando o dilacera.
Quem sente as dores da transformação pela Verdade, sobre ela não tem muitas palavras, mas tem ousadia de ser por causa dela, e apesar dela.
E por quê escrevi isso?
Ah, porque por quase uma semana tive meus dias de Quico, inchada pra caramba...pensando porque deveria sair nas ruas.
E a resposta continua estando na Verdade.